terça-feira, 10 de maio de 2011

CROÁCIA

SOBRE A CAPITAL ZAGREB

Não há dúvida de que a Croácia está na moda, e razões não faltam para esse sucesso. As águas cristalinas da costa da Dalmácia, a inquestionável “pérola do Adriático” chamada Dubrovnik, a sofisticação da península Istria, as imaculadas ilhas Hvar e Korcula, a celebrada arquitectura medieval do centro histórico de Split ou Trogir, ou ainda a capital Zagreb e os singulares lagos Plitvice são atracções que levam milhares de pessoas a visitar o país durante todo o ano, todos os anos.

Centro histórico de Zagreb, Croácia
Centro histórico de Zagreb, Croácia

Já lá vai, pois, o tempo em que Croácia era sinónimo de guerra, de Tito, de comunismo. As desavenças do passado com a Sérvia não estão totalmente esquecidas, é certo, mas hoje em dia a Croácia é, mais do que nunca, sinónimo de futuro, de progresso, e um destino de férias no topo nas preferências mundiais. Bem vistas as coisas, com tantos atractivos, elevada qualidade de serviços e oferecendo preços mais acessíveis do que a popular vizinha Itália, não admira que assim seja. Até porque o país é um cocktail multicultural, com influências tão diversas que tornam qualquer visita numa experiência ímpar.
Nesta viagem à Croácia, foquei atenção na capital Zagreb e no aclamado Parque Nacional dos Lagos Plitvice, classificado Património da Humanidade pela UNESCO. São dois locais totalmente diferentes, cada um com os seus atractivos, mas ambos merecedores de uma atenta visita.
Zagreb. Ao primeiro impacto, a capital croata não parece a mais esbelta das capitais europeias, mas há que procurar esses encantos, caminhar por ruelas secundárias, deixar-se perder. Fui à procura de recantos citadinos onde o quotidiano local mereça um olhar interessado do viajante e, verdade seja dita, há muitos locais de interesse na cidade. A praça central, Jelacica, por exemplo, é ponto distribuidor dos transeuntes pelas diferentes zonas de Zagreb, como as imperdíveis ruas empedradas dos bairros medievais de Kaptol e Gradec, nomes das vilas adjacentes que haveriam de dar origem a Zagreb.

Viagens Parque Natural dos Lagos Plitvice, Croácia
Passadiços de madeira ajudam os turistas na visita ao Parque Natural dos Lagos Plitvice, Croácia

Não muito longe, o edifício do Teatro Nacional da Croácia chama a atenção pela sua imponência e pelo colorido da fachada. A Catedral de São Marcos, no centro do bairro Gradec, permite apreciar obras do mais famoso escultor croata dos tempos modernos, Ivan Mestrovic. A rua pedonal de Tkalciceva, pejada de agradáveis cafés que se transformam em bares dançantes por volta da hora de jantar, é um bom refúgio para quando os pés pedem descanso, o corpo pede uma bebida refrescante ou a mente solicita uma conversa com os amáveis croatas. Vale bem a pena parar num desses cafés e apreciar, sem pressas, o quotidiano da capital.
Prossigo. A uma escadaria de distância da praça Jelacica, uma passagem pelo mercado de vegetais de Dolac permite interagir com as sempre extrovertidas vendedoras e conhecer os hábitos alimentares croatas. A gastronomia é, aliás, um dos grandes prazeres de viajar pelo mundo e experimentar um pouco da gastronomia local quando se está num novo país é algo que tenho por imprescindível. Os sabores de um povo fazem parte da sua cultura, dos seus costumes, e para os conhecer nada melhor do que pedir sugestões a quem lá mora. Foi assim que o restaurante Boban me foi entusiasticamente recomendado por uma croata de meia-idade. Ora, o curioso na recomendação é que o restaurante não serve comida tradicional croata, mas sim italiana. Uma evidência - mais uma - da influência do exterior nesta nova fase da vida da Croácia.
Ventos de Roma sopram na Croácia, aliás, em vários outros aspectos. Na religião, por exemplo. Após um longo período de proibição, o catolicismo parece readquirir enorme força entre o povo croata, numa espécie de grito de independência ante o passado opressor.


EM VIAGEM PELOS LAGOS PLITVICE

Ao terceiro dia em Zagreb decido sair da cidade. O apelo de conhecer o belíssimo Parque Nacional dos Lagos Plitvice impeliu-me à central de camionagem, onde apanhei um autocarro madrugador rumo a Plitvice. Fiquei deslumbrado. Em todo o mundo recordo-me apenas de um lugar que se assemelhe visualmente a Plitvice e isso foi do outro lado do globo terrestre: no Parque Natural de Jiuzhaighou, localizado na província chinesa de Sichuan e também ele classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Viagens Zagreb e lagos Plitvice
Os lagos Plitvice, classificados Património da Humanidade, são verdadeiramente espectaculares

Não há dúvida de que Plitvice é um dos lugares mais surpreendentes de toda a Croácia. Saltam à vista os indescritíveis tons de azul das águas que correm calmamente, a encantadora sequência de cascatas e lagos circulares, ao longo de um vale escarpado e verdejante, adornado por passadiços de madeira que tornam a caminhada prazenteira. Tudo parece tão perfeito que é como se as lagoas tivessem sido ali colocadas por mão humana, harmoniosamente, de forma irrepreensível.
Uma visita ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice é um passeio absolutamente recomendável. Seja feito num dia a partir da capital Zagreb, seja uma paragem a caminho de Split - a segunda maior urbe da Croácia - ou Zadar, na costa do mar Adriático. Para conhecer Plitvice, demora-se cerca de quatro horas a visitar a totalidade do parque, ou mesmo mais, se parar frequentemente ou se, por azar, o dia for de grande enchente de turistas.
Sim, é verdade, já há grandes enchentes de turistas na Croácia. Mas, ainda assim, o país parece ter capacidade para gerir essa popularidade. Ainda bem. Em todo o caso, pelo sim pelo não, faça as malas e parta em direcção a este recanto dos Balcãs o mais cedo possível. A Croácia merece.
                 
                                  Postado por: Nayara Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário