sábado, 20 de agosto de 2011

Estônia


Mapa da Estônia
Capital da Estônia:

Talim,Talin ou Tallinn é a cidade capital da Estónia, localizada no Golfo da Finlândia, na costa norte do país junto ao Mar Báltico, a 80 quilómetros a sul de Helsínquia. Tem cerca de 400.000 habitantes, aproximadamente um terço da população total do país. Até o início do século XX a cidade era designada por "Reval".


*Entre os três Estados bálticos,a Estônia é o mais setentrional e o de menor área territorial (45.100 km²,menor que a do estado do Rio Grande do Norte,cuja área é de 52.797 km²).Dispõe de um litoral de aproximadamente 1.200 quilômetros,contornado ao sul pelo Golfo de Riga,ao norte pelo Golfo da Finlândia e a oeste pelo Mar Báltico.Ao longo de sua costa existem mais de 1.500 ilhas.
Sua população é composta de estonianos (62%),russos (30%) e algumas minorias,como ucranianos (3,5%),bielo-russos(2,5%) e finlandeses (2%).País marcado por grandes diferenças de desenvolvimento entre suas regiões urbanas e rurais,concentra aproximadamente 76% da população nas áreas urbanas,dos quais 33% residem na capital,Tallin e seus arredores.
Desde sua independência,as autoridades estonianas adotaram uma política cujo principal objetivo era torná-la uma economia de mercado.Tendo sido bem-sucedida nesse intento (atualmente,85% do PIB são gerados por empresas privadas),seus indicadores econômicos têm melhorado de ano para ano,com elevadas taxas de crescimento,que se fazem acompanhar,ainda,por um baixo endividamento externo.
Sob o ponto de vista social,a Estônia pertence desde 2001 ao primeiro grupo de países com IDH mais elevado(ocupa 36ª posição entre 192 países).Entre as quinze ex-repúblicas soviéticas,hoje países independentes,apresenta o maior PIB per capita(6.488 dólares),também um dos mais elevados quando comparado ao dos outros países ex-socialistas que passaram a integrar a U E em 2004.No entanto,parte da maioria russa que representa quase um terço da população da Estônia ainda não foi atingida pela melhoria das condições socioeconômicas alcançadas pela país.
Na Estônia,a industria é o setor de população predominante (55% do valor total),seguido pelo setor terciário e pela agropecuária.As atividades industriais relacionadas  com a exploração florestal( produção de madeira e pasta de papel) são bastantes importantes,mas a atividade com maior peso na economia é o turismo(responsável por 15% do PIB).O país exporta máquinas e equipamentos elétricos e eletrônicos (com peças para telefones celulares),madeira e produtos têxteis.

Bandeira da Estônia


Postado por: Juliane kelly


Nenhum comentário:

Postar um comentário